Vida: Walt Disney cresceu em Marceline, no Missouri, e desde cedo mostrou interesse pelo desenho, dominando a arte dos lápis e das aguarelas desde criança. Na década de 1920 iniciou os primeiros experimentos na animação com uma câmara e, pouco tempo depois, mudou-se para Hollywood onde fundou, com um irmão, a Disney Brothers Studio.
Em maio de 1928 acontece a primeira aparição animada do icónico Mickey Mouse, sem que o seu autor soubesse que estava prestes a criar um símbolo do século XX. Com a criação do rato mais famoso do mundo, Walt Disney apercebe-se que a animação, com o discurso, as habilidades e os traços de personalidade dos seres humanos, é um veículo eficaz para contar histórias. Em 1937, “Branca de Neve e os Sete Anões”, inaugurou as longas-metragens que ainda hoje dominam o cinema de animação. Nos anos seguintes seguir-se-iam “Pinochio”, “Dumbo” e “Bambi” como sucessos de bilheteira da Walt Disney Company.
Em 1955 Walt Disney inaugurou o primeiro parque temático da Disney, que permitia conhecer as principais personagens dos filmes de animação e que depressa se tornou uma meca do turismo mundial. À Disney Land, na Califórnia, seguir-se-ia a Disney World na Flórida, projeto que Walt Disney não chegou a ver concluído devido à sua morte, aos 65 anos, vítima de cancro nos pulmões.
Família: Walt Disney casou com Lilian Bounds em 1925 e os dois tiveram uma filha biológica, Diane, e uma filha adotada, Sharon.
Curiosidades: Até 1947, a voz de Mickey Mouse nos desenhos animados foi a voz do próprio Walt Disney.
Ficção/Media: É possível conhecer melhor a vida de Walt Disney através do filme biográfico “Walt Before Mickey” (2015).
__________
Todos os teus sonhos se podem tornar realidade se tiveres coragem de os perseguir.