Vida: Stephen Hawking nasceu a meio da Segunda Guerra Mundial, numa família de pensadores. Ainda em criança, o seu fascínio pelas estrelas e pelo céu era evidente. Não começando por ser um aluno brilhante, aos 21 anos Stephen Hawking ficou a saber que sofria de esclerose lateral amiotrófica e isso mudou por completo a sua postura. Perante a possibilidade de uma vida muito curta, o jovem dedicou-se por inteiro à ciência e começou a fazer investigações inovadoras na física teórica, especialmente em relação à relatividade geral e aos buracos negros.
O sonho de Stephen Hawking era construir uma teoria que unificasse a física, da cosmologia à mecânica quântica. Sem chegar ao Santo Graal que sempre perseguiu, o cientista fez contribuições ímpares para a ciência do século XX recebendo vários prémios e honras que o transformaram numa celebridade do mundo científico.
Com uma saúde extremamente frágil e ajudado por vários mecanismos artificiais, Stephen Hawking contrariou todas as perspetivas e viveu até aos 76 anos. Acabou por sucumbir à doença degenerativa em 2018, em sua casa, em Cambridge.
Família: Stephen Hawking casou com Jane Wilde em 1965 e os dois tiveram três filhos, Robert, Lucy e Timothy. O casal separou-se em 1990 e cinco anos depois o cientista voltou a casar, desta vez com Elaine Mason, sua enfermeira. Os dois separaram-se em 2006.
Curiosidades: Stephen Hawking orgulhava-se de ter nascido no 300º aniversário da morte de Galileu. O cientista acreditava que viajar no tempo será possível e que os humanos poderão colonizar outros planetas.
Ficção/Media: Stephen Hawking escreveu vários livros, entre eles o bestseller mundial “A Briefer History of Time” (2005). O filme “The Theory of Everything” (2014), conta a história da vida de Stephen Hawking, com Eddie Redmayne no papel do cientista.
__________
As minhas expectativas foram reduzidas a zero quando eu tinha 21 anos. A partir daí tudo foi um bónus.