NELSON MANDELA

NELSON MANDELA

Vida: Nelson Mandela nasceu e cresceu no interior rural da África do Sul, numa família pobre. Aos 21 anos decidiu sair de casa e foi para Eastern Cape estudar direito. Pouco tempo depois mudou-se para Joanesburgo, onde teve vários empregos precários e, revoltado com as leis segregacionistas, ingressou no Congresso Nacional Africano, tornando-se vice-presidente nacional da instituição. Com o Apartheid instalado, Mandela inaugurou o primeiro escritório de advogados negros do país e foi então que percebeu que a justiça não era parcial.

Embora o CNA fosse uma organização não violenta, depois do massacre de Sharpeville, tornou-se uma força militar e Mandela passou a viver na clandestinidade. Nos anos seguintes viajou pelo continente africano onde aprendeu várias técnicas militares e de guerrilha enquanto na África do Sul era procurado pela polícia e acusado de traição. Foi detido em 1962, mas só em 1964, depois da polícia invadir o seu esconderijo e encontrar anotações comprometedoras contra o regime, é que foi condenado a prisão perpétua.

Ao todo, Mandela esteve 27 anos preso. Foi libertado a 11 de fevereiro de 1990 e, quatro anos depois, é eleito Presidente da África do Sul com maioria absoluta, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo. Os últimos anos da sua vida seriam dedicados a questões filantrópicas e, acima de tudo, à defesa da paz mundial. Mandela morreu aos 95 anos.

Família: Mandela casou-se 3 vezes, com três esposas diferentes: Evelyn, Winnie e Graça, e teve quatro filhos.

Curiosidades: Mandela recebeu o prémio Nobel da Paz em 1993 pela sua contribuição no desmantelamento do Apartheid na África do Sul.

Ficção/Media: O filme biográfico “Mandela – Long Walk to Freedom” (2013), com Idris Elba no papel de Nelson Mandela.

__________

Ninguém nasce a odiar pessoas por causa da cor da sua pele, da sua origem ou da sua religião. Para odiar, é preciso aprender. E, se podemos aprender a odiar, as pessoas também podem aprender a amar.