Vida: Gorbachev cresceu numa família de agricultores no sudoeste da Rússia. Ainda adolescente, tornou-se militante do Komsomol, a camada jovem do partido comunista russo e, pouco tempo depois, ingressou na Universidade de Moscovo para se formar em direito. Em 1971 foi nomeado membro do Comité Central do Partido Comunista da União Soviética e foi aqui que a sua carreira política começou.
Gorbachev tinha o sonho de tornar a Rússia uma potência democrática e, ao ser eleito secretário geral do Partido Comunista a opinião pública começou a partilhar as suas esperanças de tornar possível a democracia na Rússia. Gorbachev foi um político singular que transformou positivamente o tecido político da Europa, iniciou o fim da Guerra Fria e fomentou relações internacionais que lhe valeram o Prémio Nobel da Paz de 1990.
Em conformidade com o que havia considerado ser a melhor solução para todos os países envolvidos, em 1991 renunciou à presidência da União Soviética e, no mesmo dia, esta deixou de existir. Gorbachev continuou a sua carreira política como orador e membro de vários “think tanks” nacionais e internacionais sendo, ainda hoje, uma figura de destaque da política do século XX.
Família: Gorbachev casou com Raíssa Gorbachova em 1953 e os dois tiveram uma filha, Irina.
Curiosidades: Gorbachev e Margaret Thatcher, ex-primeira-ministra da Grã-Bretanha, mantiveram um relacionamento próximo e foram aliados em várias questões políticas. Gorbachev e Ronald Reagan assinaram o primeiro acordo mútuo sobre redução de armas nucleares em 1987.
Ficção/Media: São vários os documentários onde é possível conhecer melhor o homem e o político que foi Gorbachev, de destacar o mais recente “Meeting Gorbachev” (2018).
__________
“Se o que fizeste ontem ainda te parecer muito hoje, é porque hoje ainda não fizeste o suficiente.”