Vida: Mary Quant nasceu em Londres, filha de dois professores galeses. Sendo desde criança uma apaixonada pela moda, estudou ilustração e, mal obteve o diploma, começou a projetar o fabrico das suas prórpias roupas. Ao abrir a sua própria loja, “Bazaar” na Kings Road, em Londres, Mary Quant praticou preços acessíveis aos jovens e criou tendências que se prolongariam por décadas.
Apresentando criações ousadas e inovadoras nunca antes vistas, a designer eternizaria o seu nome através da minissaia, a saia mais curta envergada por mulheres até então. Da minissaia aos chapéus de chuva plásticos brilhantes e às meias com estampados originais, Mary Quant criou uma nova linguagem no mundo da moda, que lhe valeu a honra de receber a Ordem do Império Britânico pela sua contribuição para a indústria. A designer entrou no Palácio de Buckingham para a homenagem vestida com uma minissaia e envergando umas luvas cortadas.
Mãe de criações a que a própria chamou “arrogantes, agressivas e sexys” Quant tornou-se um ícone da moda inglesa do século XX. Tem, hoje, 85 anos.
Família: Mary Quant casou com Alexander Plunkett Greene, seu parceiro de negócios e colega da Goldsmiths, em 1957, e os dois tiveram um filho, Orlando.
Curiosidades: Segundo a própria, não foi Mary Quant que inventou a minissaia, foram as jovens clientes da sua loja que constantemente lhe pediam para ela subir as bainhas das saias.
Ficção/Media: Mary Quant publicou a sua primeira autobiografia, “Quant by Quant”, em 1966. Nos anos seguintes escreveu livros técnicos sobre maquilhagem e publicou uma nova autobiografia em 2012, “Mary Quant: Autobiography”
__________
São as mulheres que vestem as roupas, não são as roupas que vestem as mulheres.