MARTIN LUTHER KING

MARTIN LUTHER KING

Vida: Michael King cresceu numa família de classe média do sul dos Estados Unidos. Filho e neto de pregadores batistas, teve uma educação sólida que lhe conferiu a confiança necessária para encarar de frente o problema da segregação dos afro-americanos. Sendo um ótimo aluno, King formou-se em sociologia antes de seguir as pegadas do pai e tornar-se pastor da Igreja Batista de Montgomery, no Alabama.

Considerando o racismo e a segregação uma afronta à vontade de Deus, Martin lutou toda a sua vida adulta pelos direitos civis dos afro-americanos encabeçando um movimento que começou no Alabama e se estendeu a todo o país nos anos seguintes. Através de manifestações e protestos não violentos, a opinião pública começou a sentir-se convocada e a pressão em direção à mudança era cada vez maior.

Martin Luther King era um excelente orador que inspirava multidões de ouvintes e, muito por causa disso, em 1964, foi agraciado com o Prémio Nobel da Paz pela conquista da Lei dos Direitos Civis, que impunha a dessegregação e proibia a discriminação em instalações públicas. Os anos seguintes foram cheios de avanços e recuos, mas King nunca desistiu da sua luta. Foi no dia seguinte a um poderoso discurso proferido em Memphis que Luther King foi assassinado a tiro, enquanto estava na varanda do seu quarto no Motel Lorraine. Tinha 39 anos e um sonho por cumprir.

Família: Martin Luther King foi casado com Coretta Scott e os dois tiveram 4 filhos, Yolanda, Martin, Dexter e Bernice.

Curiosidades: Martin Luther King foi homenageado com um feriado nacional, escolas e edifícios públicos em sua homenagem e um memorial no  Independence Mall, em Washington D.C.

Ficção/Media: “Selma” (2014), filme que retrata a famosa marcha de Selma a Montgomery e a intervenção de Luther King na resolução do conflito.

__________

Eu tenho um sonho em que os meus quatro filhos um dia viverão numa nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter.