MARGARET THATCHER

MARGARET THATCHER

Vida: Margaret cresceu no centro de Inglaterra, numa família conservadora. Era uma excelente aluna e, já na adolescência, era politicamente ativa. Com a entrada na Universidade de Oxford, onde se formou em química, Margaret assumiu o seu primeiro cargo público como presidente da Associação Conservadora da universidade. Nos anos seguintes estudou direito, uma disciplina que considerava essencial para a sua carreira política e, em 1959 consegue ser eleita para a Câmara dos Comuns.

Em 1975 torna-se a primeira mulher a ser líder da oposição ao ser eleita líder do Partido Conservador. Na altura, o Reino Unido vivia uma altura de grande instabilidade e o Partido Conservador chegou ao poder em 1979, com Thatcher como primeira-ministra. O seu primeiro mandato foi envolto em controvérsias que não mais abandonariam aquela que seria apelidada de “Dama de Ferro”. Cortes em programas de assistência social, redução do poder sindical e privatização de várias indústrias conferiram-lhe uma aura de austeridade que a acompanharia para sempre.

Cumprindo 3 mandatos seguidos, Thatcher seria primeira-ministra durante 15 anos, nos quais seria tão amada como odiada e relação a diversas posições que tomou. Em 1991 renunciou ao cargo de primeira-ministra, mas continuaria envolvida ativamente na política nos vinte anos que se seguiram. Vítima de uma debilitada saúde há vários anos, Margaret morre em 2013, aos 87 anos. 

Família: Margaret Roberts casou com Denis Thatcher em 1952 e ambos tiveram 2 filhos gémeos, Carol e Mark.

Curiosidades: Margaret foi vítima de um atentado terrorista aquando de uma Conferência do Partido Conservador em 1984, no entanto, desvalorizou o facto e, no dia seguinte, discursou como se nada tivesse acontecido.

Ficção/Media: “The Iron Lady” (2011), com Meryl Streep no papel de Margaret Thatcher.

__________

Qualquer mulher que saiba como é difícil gerir uma casa percebe como seria problemático arruinar o país.