GEORGE ORWELL

GEORGE ORWELL

Vida: George Orwell nasceu na Índia Britânica, mas a família regressou a Inglaterra quando ele tinha apenas um ano de idade. Orwell não era uma criança extrovertida e passava muito tempo sozinho a imaginar histórias e a ler. Foi um ótimo aluno e recebeu várias bolsas de mérito, mas na altura de ingressar na universidade decidiu partir para a Birmânia, onde permaneceu durante cinco anos como militar.

De regresso à Europa viveu nos bairros mais pobres de Paris e de Londres na tentativa de experienciar a brutalidade da pobreza. Nos anos seguintes trabalhou como crítico político e literário, apanhou lúpulo no Kent e deu aulas numa escola pública para rapazes no Middlesex. Em dezembro de 1937 parte para Espanha para trabalhar como repórter durante a Guerra Civil Espanhola e acaba por integrar as milícias do Partido Operário de Unificação Marxista.

Em 1944 publica “A Quinta dos Animais”, uma das suas mais notáveis criações literárias e, em 1947, muda-se para uma ilha da Escócia onde trabalha em “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro”, aquela que seria a sua obra-prima. Orwell sofria de tuberculose há vários anos e, nesta altura, a sua saúde foi ficando cada vez mais debilitada chegando a passar vários meses internado no hospital. Acaba por falecer pouco tempo depois de publicar “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro, aos 46 anos, vítima da doença.

Família: Orwell casou-se com Eileen O’Shaughnessy em junho de 1936 e os dois decidiram adotar um filho, Richard.

Curiosidades: Orwell foi gravemente ferido na garganta durante a Guerra Civil Espanhola, escapando por pouco à morte.

Ficção/Media: “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro” está disponível em filme, com John Hurt e Richard Burton nos papéis principais.

__________

Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir.