FRIDA KAHLO

FRIDA KAHLO

Vida: Frida Kahlo contraiu poliomielite quando era ainda uma criança. Devido à doença, iniciou os estudos mais tarde que o normal e passou grandes temporadas isolada das outras crianças. Isto fez com que se tornasse uma leitora voraz, interessando-se pelo ativismo político e por questões de justiça social. A par da luta contra tudo o que fosse conservador e opressor, começou a ter aulas de desenho.

Aos 18 anos foi vítima de um grave acidente quando o autocarro em que seguia da escola para casa embateu num elétrico. Várias pessoas morreram e Frida sofreu fraturas que a tornariam dependente de um colete de gesso para o resto da vida. Ficou imobilizada durante dois anos, mas conseguiu pintar graças à ajuda de um cavalete adaptado para que pudesse pintar deitada.

Quando pôde voltar a ter uma vida social reencontrou os seus amigos de escola e ingressou no Partido Comunista Mexicano. Foi neste período que conheceu Diego Rivera e, nas décadas seguintes, os dois tornar-se-iam o casal-sensação do méxico. Frida teve uma vida curta, mas prolífica artisticamente. Misturou a realidade com a fantasia, o que conferiu aos seus trabalhos uma aura de realismo mágico que a tornaram uma artista incomparável e intemporal. Frida Kahlo morreu em casa, aos 47 anos.

Família: Frida e Rivera começaram uma relação pouco tempo depois de se conhecerem e casaram no dia 21 de Agosto de 1929. Frida engravidou e abortou algumas vezes e, devido ao acidente que sofreu, nunca conseguiu ter filhos. Entretanto Rivera teve um caso com a irmã mais nova de Frida, Cristina, e os dois divorciar-se-iam em 1939.

Curiosidades: Frida Kahlo foi a primeira artista mexicana a ter um quadro exposto no Louvre.

Ficção/Media: “Frida” (2002) – filme biográfico sobre Frida Kahlo, com Salma Hayek no papel de Frida Kahlo.

__________

Bebia para afogar as mágoas, mas as malditas aprenderam a nadar.