Vida: Gabrielle Chanel cresceu num orfanato e foi criada por freiras que a ensinaram a costurar, ocupação que viria a marcar toda a sua vida. Depois de vários empregos precários, aos 27 anos, com a ajuda do seu namorado da altura, Chanel conseguiu abrir uma chapelaria em Paris, começando assim a sua carreira no mundo da moda. Pouco tempo depois, devido ao sucesso que obteve, decidiu abrir mais duas lojas e começou a desenhar roupas. O design confortável, simples e sofisticado, fez com que o seu sucesso como estilista fosse quase imediato.
Coco Chanel foi a responsável por uma revolução no vestuário feminino que ajudou as mulheres da época a livrarem-se dos espartilhos e das roupas desconfortáveis que habitualmente usavam. Misturando elementos do vestuário masculino com acessórios extremamente femininos a estilista criou uma nova linguagem que atribuía ao preto, então em desuso e reservado apenas ao luto, um estilo chique e inovador.
A par da inovação no vestuário Chanel lançou um perfume, “Chanel No .5”, que consistia “no último acessório invisível” que, nas suas palavras, “torna qualquer um inesquecível”. O perfume foi um sucesso enorme que perdurou até aos nossos dias e é, ainda hoje, uma das imagens da marca. Coco Chanel morreu aos 88 anos, no seu apartamento no Hotel Ritz, em Paris.
Família: Chanel nunca casou, mas teve vários relacionamentos amorosos, sendo um dos mais conhecidos aquele que manteve com o compositor Igor Stravinsky.
Curiosidades: Antes de se dedicar a redefinir o estilo feminino Gabrielle teve uma curta carreira como cantora num café/cabaré de Moulins, onde ficou conhecida como Coco.
Ficção/Media: “Coco Before Chanel” (2009), com Audrey Tautou no papel de Chanel, conta-nos a história dos primeiros anos de vida da estilista mais famosa do século XX.
__________
O luxo deve ser confortável, caso contrário não é luxo.