Vida: Aretha Franklin cresceu numa família religiosa batista, filha de um reverendo e de uma cantora Gospel. Os dons musicais da pequena Aretha manifestaram-se quando era ainda uma criança e cantava nas cerimónias religiosas que o pai presidia. O talento ao piano, acompanhado pelo poder da sua incrível voz, fizeram com que Aretha editasse o seu primeiro álbum Gospel aos 14 anos.
Em 1967 Aretha viu o seu imenso talento reconhecido pelo público em geral com o lançamento do single “Respect” e, nos anos seguintes, produziu uma série de sucessos que viriam a ser considerados clássicos intemporais, incluindo o álbum “Amazing Grace” que é, ainda hoje, o álbum Gospel mais vendido de sempre.
Aretha tornou-se um ícone americano, marcando presença com a sua música na tomada de posse de três presidentes dos Estados Unidos: Jimmy Carter, Bill Clinton e Barack Obama. Em 2017 confidenciou que estava a trabalhar num novo álbum a par de Stevie Wonder, mas 16 de Agosto de 2018 as notícias da morte da Rainha da Soul invadiram o mundo. Aretha faleceu vítima de cancro no pâncreas, aos 76 anos, em sua casa, rodeada de amigos e familiares;
Família: Aretha foi mãe adolescente e, aos dezasseis anos já tinha dois filhos, Clarence e Edward. Foi casada duas vezes e viria a ter mais dois filhos, Ted White Jr. e Kecalf Cunningham.
Curiosidades: Venceu 18 Grammy Awards e, em 2005, foi condecorada por George W. Bush com a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior condecoração civil dos EUA.
Media: São vários os documentários onde se pode conhecer melhor Aretha, entre eles “American Dream: Detroit” (2018) realizado por Michael Bolton e Respect (2020) realizado por Liesl Tommy.
__________
Sê a tua própria artista e sê sempre confiante no que estás a fazer. Se não o fazes de maneira segura, então é melhor não o fazeres de todo.