Vida: Álvaro Siza Vieira nasceu em casa, em Matosinhos, no seio de uma família numerosa. Com um gosto especial pelo desenho desde criança, Siza Vieira queria ser escultor, mas acabou por estudar arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto. Dono de um talento inato, assim que terminou o curso foi convidado para trabalhar com o prestigiado arquiteto Fernando Távora.
Construída sobre rochas, em Leça da Palmeira, a “Casa de Chá da Boa Nova” foi uma das primeiras obras do talentoso arquiteto, a que se seguiriam muitas outras espalhadas por todo o mundo. Inspirado por Frank Lloyd Wright, Adolf Loos e Alvar Aalto, Siza Vieira construiu verdadeiros marcos da história da arquitetura mundial que, por sua vez, servem de inspiração às novas gerações de arquitetos.
Dono de uma vasta obra, Siza Vieira é um nome incontornável da arquitetura do século XX. Venceu inúmeros prémios, entre eles o Prémio Pritzker (1992), o maior prémio internacional de arquitetura, foi professor convidado em diversas universidades e, ainda hoje, viaja pelo mundo inteiro a dar workshops e conferências.
Família: Siza Vieira foi casado com Maria Antónia Marinho Leite e o casal teve dois filhos, Joana e Álvaro.
Curiosidades: A primeira casa construída a partir de um projeto de Siza Vieira tem mais de sessenta anos e ainda existe. Embora à data o arquiteto não tenha podido assinar o projeto por ainda não ter terminado o curso, a casa mantém-se exatamente igual e situa-se em Matosinhos, na Avenida D. Afonso Henriques.
Ficção/Media: Siza Vieira tem vários livros publicados, entre eles a coletânea “Textos” onde o arquiteto partilha, na primeira pessoa, considerações sobre diversos temas.
__________
A prática do arquiteto não é muito saudável, passamos uma parte da vida debruçados num desenho.