ALBERT EINSTEIN

ALBERT EINSTEIN

Vida: Albert Einstein cresceu na Alemanha, numa família judia. Aos 5 anos foi confrontado com uma bússola e, ao perceber que esta funcionava através de “forças invisíveis”, ficou fascinado. Einstein formou-se no Instituto politécnico de Zurique com o intuito de ser professor, mas demorou vários anos a conseguir ser ouvido no mundo científico.

Anos mais tarde, enquanto trabalhava num escritório de patentes, escreveu quatro artigos que revolucionaram a física teórica e, em 1915 apresentou aquela que considerava a sua obra-prima: a teoria da relatividade geral. Arranjando finalmente emprego como professor, os anos seguintes seriam dedicados à vida académica.

Quando Hitler chegou ao poder na Alemanha, Einstein emigrou para os EUA e, pouco tempo depois, foi com horror que o prestigiado físico viu a sua famosa equação (E = mc2) ligada à construção da primeira bomba atómica. Demarcando-se sempre de qualquer envolvimento na questão, Einstein foi um acérrimo defensor de princípios antiguerra. Sem conseguir terminar o sonho da sua vida, a construção de uma “teoria de tudo” que unificasse as leis da física numa estrutura, Einstein morreu em 1955, aos 76 anos.

Família: Einstein casou com Mileva Maric em 1903, e o casal teve dois filhos: Hans e Eduard. Mais tarde os dois divorciar-se-iam e Einstein voltou a casar, desta vez com Elsa Lowenthal, sua prima em primeiro grau.

Curiosidades: Einstein venceu o Prémio Nobel da Física em 1922.

Ficção/Media: Há vários filmes, séries e documentários dedicados a Albert Einstein. A primeira temporada da série “Genius” (2017), produzida pela National Geographic, é uma boa forma de conhecermos mais sobre o génio da física.

___________

Eu cometi um grande erro na minha vida quando assinei a carta ao presidente Roosevelt onde recomendei a construção da bomba atómica, mas nesse tempo havia uma justificação – o perigo de que os alemães a construíssem.