CARL LEWIS

CARL LEWIS

Vida: Carl Lewis cresceu em Willingboro, New Jersey, e desde cedo que foi exposto a uma grande variedade de artes e desportos. Foi ainda na adolescência que teve a sua primeira experiência com o atletismo e, no final do ensino secundário, já era um dos principais atletas do país. Nos anos seguintes, na Universidade de Houston, estabeleceu novos records nacionais de preparação em pista e em campo, o que lhe valeu a nomeação para melhor atleta amador dos EUA.

Em 1984 estreou-se nos Jogos Olímpicos de Los Angeles e arrecadou quatro medalhas de ouro, o que voltaria a acontecer nas três olimpíadas seguintes: Coreia do Sul em 1988, Barcelona em 1992 e Atlanta em 1996. Lewis recebeu o epíteto de arrogante pela sua relação pouco ortodoxa com a imprensa e o público, mas a opinião geral é unânime: o atleta desafiou o tempo e a gravidade tornando-se um marco na história do desporto e um dos melhores atletas de todos os tempos.

Nos últimos anos, o saltador e velocista dedica-se a retribuir o que aprendeu como treinador da equipa da Universidade de Houston ao mesmo tempo que gere a Fundação Carl Lewis que se dedica à promoção do atletismo. Em 2001 o seu nome foi introduzido na Hall of Fame dos Estados Unidos.

Família: Carl Lewis foi casado com Maria Lewis, com quem teve um filho, Bakim.

Curiosidades: Durante 10 anos Lewis não perdeu uma única prova de salto em comprimento chegando a 65 vitórias consecutivas em várias competições.

Media: Foi considerado o “Atleta Olímpico do Século” pela Sports Illustrated e o Comité Olímpico Internacional nomeou-o “Desportista do Século”.

Filme: Lewis participou em vários filmes como ator, entre eles, “Alien Hunter” (2003) e “Material Girls” (2006).

__________

Eu ligo a televisão e não consigo encontrar uma prova de atletismo ou de natação, por exemplo. Na minha época, não era assim. Esta decadência ocorreu por culpa dos atletas. E só os atletas podem mudar isso.