ELEANOR ROOSEVELT

ELEANOR ROOSEVELT

Vida: Eleanor cresceu numa família de classe alta conhecida por se dedicar a causas solidárias. Aos 15 anos ingressou num internato para meninas, em Inglaterra e, aos 18 anos regressou a Nova Iorque onde começou a trabalhar como professora com crianças carenciadas de Manhattan. Dois anos depois casou com Franklin D. Roosevelt e, nos anos seguintes, foi voluntária na Cruz Vermelha e nos hospitais da Marinha durante a Primeira Guerra Mundial.

Inicialmente relutante em assumir o papel de Primeira Dama, Eleanor destacou-se como tal, deixando de lado o convencional papel de anfitriã social, e passando a participar ativamente na administração que o marido levava a cabo. Foi uma acérrima defensora dos direitos civis dos afro-americanos, da emancipação das mulheres, dos pobres e dos jovens. Apoiou programas financiados pelo governo para artistas e escritores, e abriu as portas da Casa Branca a mulheres jornalistas.

Em 1946, já depois da morte do marido, Eleanor foi nomeada pelo Presidente Harry Truman como delegada dos EUA nas Nações Unidas, onde supervisionou a redação e aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nos anos que se seguiram teve assento no conselho de numerosas organizações sociais e permaneceu envolvida nas atividades do Partido Democrata. Eleanor morreu aos 78 anos, em Nova Iorque, vítima de uma tuberculose rara.

Família: Casou-se com Franklin Roosevelt a 17 de março de 1905 e os dois tiveram seis filhos.

Curiosidades: Eleanor Roosevelt escreveu 27 livros e mais de 8000 crónicas em jornais.

Ficção/Media: É possível conhecer melhor a relação de Eleonor e Roosevelt no filme “Warm Springs” (2005), com Cynthia Nixon no papel de Eleanor.

__________

Grandes mentes discutem ideias, mentes comuns discutem acontecimentos e mentes pequenas discutem pessoas.