HELEN KELLER

HELEN KELLER

Vida: Ellen tinha 19 meses de idade quando uma doença, que se julga ter sido escarlatina, a deixou cega e surda. Sendo uma criança revoltada que reagia de forma indisciplinada e violenta aos diversos estímulos, os pais decidiram procurar ajuda para os problemas da filha. Entretanto conheceram aquela que viria a ser a companheira de vida de Ellen: Anne Sullivan, uma professora de cegos e surdos que se mudou para casa da família e se dedicou a tempo inteiro à educação da menina.

O início da relação entre ambas não foi fácil, mas a insistência de Sullivan fez com que Ellen reagisse às suas instruções e, em 1890 estava apta a ingressar em escolas preparadas para cegos e surdos onde estudaria disciplinas regulares. Com uma dedicação extrema e uma vontade inabalável de aprender mais, Hellen Keller decidiu ingressar na universidade e, em 1900 foi admitida na “Radcliffe College” onde se formaria com distinção em 1904.

Nos anos seguintes a sua história de vida começou a correr o mundo e Ellen Keller tornou-se uma famosa oradora que partilhava as suas experiências ao mesmo tempo que abordava questões políticas como o sufrágio feminino, o pacifismo e o controlo da natalidade. Em 1915 foi cofundadora da “Hellen Keller Internacional” uma organização que ainda hoje existe e que combate as causas e as consequências da cegueira, da pobreza e da má nutrição. Hellen Keller morreu durante o sono, poucos dias antes de completar 88 anos.

Família: Hellen viveu com Anne Sullivan até à morte desta em 1936, as duas partilharam 49 anos de uma amizade profunda; 

Curiosidades: Foi a primeira mulher a completar os estudos universitários, em 1904;

Ficção/Media: Em 1955 Ellen Keller venceu um óscar pela participação no documentário sobre a sua vida: “The Unconquered” (1954).

__________

O bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.