Vida: John Kennedy foi o segundo de nove filhos que nasceram numa proeminente família católica de Boston. Apelidado como “Jack”, John Kennedy era um jovem divertido, bonito e charmoso, de quem se gostava facilmente. Depois de concluir o ensino secundário ingressou em Harvard, onde se formou em 1940. Pouco tempo depois, alistou-se na Marinha dos Estados Unidos e, durante a Segunda Guerra Mundial, sofreu um grave ferimento nas costas.
A participação na guerra conferiu-lhe a maturidade necessária para ingressar na política e, aos 29 anos, inicia a sua carreira na Câmara dos Representantes. Pouco tempo depois, concorre ao Senado dos EUA e é eleito pelo estado do Massachusetts. Sendo um apaixonado pelas questões da política internacional, Jack decide concorrer à presidência dos EUA e em 1960 e enfrenta Richard Nixon nas eleições, acabando por derrotar o republicano. O seu mandato foi alvo de uma série de crises internacionais, tendo a construção do Muro de Berlim e a Crise dos Mísseis de Cuba como exemplos máximos. Na política nacional Jack propôs cortes nos impostos, aumentou o salário mínimo e investiu em várias políticas sociais sendo os direitos civis a questão doméstica mais proeminente do seu mandato.
Em novembro de 1963 John Kennedy é morto a tiro aquando de uma visita presidencial a Dallas, no Texas. A inesperada morte do proeminente político americano ainda hoje está envolta em controvérsia. Kennedy tinha 46 anos.
Família: John Kennedy casou com Jacqueline Bouvier em setembro de 1953 e ambos tiveram 3 filhos: Caroline, John Jr. e Patrick Kennedy.
Curiosidades: John Kennedy foi o primeiro presidente católico doa EUA e o único a ganhar o prémio Pulitzer (1957).
Ficção/Media: The Kennedys (2011) série que retrata a vida privada e política do 35º Presidente dos EUA.
__________
Não perguntes o que é que o teu país pode fazer por ti, pergunta antes o que podes fazer pelo seu país.