JOSÉ SARAMAGO

JOSÉ SARAMAGO

Vida: José Saramago nasceu na Golegã, numa família de agricultores que se mudou para Lisboa quando o escritor tinha dois anos de idade. Vítima de dificuldades económicas o jovem não conseguiu estudar por muito tempo e acabou por se formar numa escola técnica arranjando o primeiro emprego como serralheiro mecânico. Nos anos seguintes assumiu diversas funções como administrativo, tradutor, editor e jornalista.

Saramago publicou o seu primeiro romance “Terra do Pecado”, em 1947, proeza que só voltaria a repetir 19 anos depois com a edição de “Os Poemas Possíveis”. Em 1975 ficou sem emprego devido a mudanças ocasionadas pelo golpe militar de 25 de Abril e decidiu dedicar-se por inteiro à literatura. Nos anos seguintes escreveu prolificamente publicando vários livros de sucesso, entre eles “Memorial do Convento” (1983), “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (1984), “O Evangelho Segundo Jesus Cristo” (1991) livro que lhe valeu a censura do estado português por ser considerado ofensivo para os católicos.

Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura e Saramago tornou-se um escritor mediático. Deu conferências nos cinco continentes, recebeu graus académicos e participou em várias atividades de caráter literário, social e político. José Saramago morreu em sua casa, em Lanzarote, aos 87 anos, vítima de leucemia crónica.

Família: Saramago casou com Pilar del Río em 1988. Em 1993 os dois passaram a viver na ilha de Lanzarote, no arquipélago de Canárias. 

Curiosidades: A escrita de Saramago propicia o “fluxo de consciência” na medida em que dá mais valor à tradição oral e à vivacidade da comunicação em vez de se focar na correção ortográfica da linguagem escrita.

Ficção/Media: Saramago publicou 18 romances além de crónicas, peças teatrais, contos e poesia. Vários dos seus livros foram adaptados ao cinema.

__________

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.