Vida: Rosa Parks nasceu no sul dos Estados Unidos numa época em que a lei ainda protegia a segregação de cidadãos afro-americanos. Filha de ex-escravos, desde cedo que Rosa se apercebeu da desigualdade e discriminação que as pessoas de cor sofriam. Alimentada pela revolta que a situação lhe causava Rosa tornou-se uma ativista dos direitos civis e dedicou a sua vida à luta pela igualdade racial.
Em dezembro de 1955, Rosa viajava de autocarro do trabalho para casa quando se recusou a ceder o seu lugar a um homem branco, prática que era usual em autocarros mistos. Ficando os brancos com a parte da frente do veículo e os negros com a parte de traz, as raças ocupavam lugares separados e, caso os brancos não tivessem onde se sentar, os negros tinham que lhes ceder o lugar. Devido à sua recusa, Rosa foi presa e levada para a esquadra. A prisão de Rosa Parks marcaria o início de um dos maiores boicotes pelos direitos civis da história americana.
Inspirados por Rosa Parks, os líderes da “Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor” iniciaram um boicote organizado aos transportes públicos da cidade de Montgomery deixando de os usar. Em junho de 1956 o tribunal declarou inconstitucionais as leis de segregação em Montgomery e Rosa Parks tornou-se uma heroína nacional pela sua resistência à discriminação racial. Rosa Parks morreu no seu apartamento, em Detroit, aos 92 anos, vítima de demência progressiva.
Família: Rosa casou com Raymond Parks, um ativista como ela, em 1932.
Curiosidades: Em 1996 Rosa Parks foi agraciada com a Medalha Presidencial da Liberdade e, em 1999, a revista Time nomeou Rosa Parks uma das “20 Pessoas Mais Influentes do Século XX”.
Ficção/Media: Rosa publicou a sua autobiografia em 1992 “Rosa Parks: My Story”. Em 1995 publicou “Quiet Strength”, um livro onde relata a sua relação com a fé religiosa. É possível conhecer a história de vida da famosa ativista no filme biográfico “The Rosa Parks Story” (2002).
__________
Foi-me dada a oportunidade de fazer aquilo que eu pedia aos outros que fizessem.