NIKOLA TESLA

NIKOLA TESLA

Vida: Nikola cresceu no seio de uma família de origem sérvia no antigo império austro-húngaro. Demonstrando desde cedo gosto pelas ciências, em especial pela engenharia eletrotécnica, a adrenalina da invenção dominou o jovem nos seus anos de escola e, posteriormente, na Universidade de Praga, onde desenvolveu pela primeira vez o sistema elétrico de corrente alternada.

Com o intuito de trabalhar com Thomas Edison, Tesla partiu para os Estados Unidos e, embora por pouco tempo, os dois homens trabalharam juntos. Os anos seguintes seriam cheios de altos e baixos na vida do empreendedor que sonhava construir um sistema de comunicação global, sem fios, que partilharia informações e forneceria energia gratuita ao mundo inteiro. Para isso, criou a “Tesla Electric Company” levando a cabo o projeto através de avultados investimentos, mas este culminou na declaração de falência de Tesla, em 1917.

Depois deste fracasso, trabalhou maioritariamente como consultor sem nunca deixar de desenvolver investigações na produção e no uso da eletricidade. Tesla morreu aos 86 anos, depois de um período de pobreza e reclusão onde a sua tarefa preferida era alimentar os pombos selvagens dos parques de Nova Iorque. 

Família: Nicola Tesla nunca casou nem teve filhos.

Curiosidades: Tesla sofria de várias manias e fobias e é possível que hoje fosse diagnosticado com transtorno obsessivo-compulsivo.

Ficção/Media: Há vários documentários e filmes onde é possível conhecer melhor Nikola Tesla, entre eles “O segredo de Nikola Tesla” (1980), um filme biográfico de Orson Welles, e o documentário “Tesla” (2016).

__________

No dia em que soubermos exatamente o que é a eletricidade acontecerá o maior evento de toda a história.