Vida: Winston Churchill cresceu no seio de uma família aristocrática britânica e foi uma criança independente e rebelde. Ainda adolescente, decidiu seguir uma carreira militar e, embora não conseguisse entrar à primeira na Royal Militar Academy, acabou por ter um breve e memorável percurso no exército britânico, sobre o qual escreveu dois livros onde relatou a sua experiência.
Aquando da Segunda Guerra Mundial, Churchill ocupou cargos de relevância na política britânica que culminaram na nomeação de primeiro-ministro pelo Rei George VI. Os feitos de Churchill durante este primeiro mandato foram louvados pelo sucesso da estratégia aliada com os EUA e a União Soviética, mas o intuito de estabelecer reformas sociais radicais fez com que perdesse as eleições gerais de 1945.
No entanto, seis anos depois voltou ao cargo de primeiro-ministro e introduziu importantes reformas na política interna do país. Sofrendo de uma saúde extremamente debilitada, o estadista acabou por renunciar ao cargo em 1955, mas permaneceu membro do Parlamento britânico nos nove anos que se seguiram. Em janeiro de 1965, o mais importante político inglês do século XX, sofreu um derrame cerebral que o deixou gravemente doente e, poucos dias depois, acabou por morrer em sua casa em Londres, aos 90 anos.
Família: Winston Churchill casou com Clementine Hozier em 1908 e os dois tiveram cinco filhos: Diana, Randolph, Sarah, Marigold e Mary.
Curiosidades: Churchill ocupou proeminentes cargos políticos durante quatro décadas. Em 1953 venceu o Nobel da Literatura e, em 2002, foi eleito pela BBC “o maior britânico de todos os tempos”.
Ficção/Media: Há vários filmes e documentários onde é possível conhecer melhor Winston Churchill, entre eles “Darkest Hour” (2017), com Gary Oldman no papel do icónico estadista.
__________
Nada faz um homem ser mais respeitado do que uma biblioteca.